quarta-feira, 21 de novembro de 2012

“Reflexões Iniciais”



Tecnologica na Educação


A escola tem assumido o papel na educação dos alunos, já que atualmente as famílias têm transportado tal responsabilidade para nós professores. Observa-se que o “fracasso escolar” entre outros fatores é reflexo de tal situação. A falta de estrutura familiar tem sido um dos mais difíceis problemas a serem enfrentados dentro do espaço escolar.
Juan Ignacio Pozo diz em seu texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, “Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”.

Nos últimos dez anos, muita coisa mudou na escola, principalmente a forma de ensinar: tem-se levado em consideração o conhecimento que o aluno traz consigo e continuamente estamos preparando o nosso aluno para a sociedade da informação. É muito importante que ele reconheça-se como cidadão e de seu papel diante da sociedade em que estamos vivendo. 

Diante deste novo desafio, me coloco como mediadora do conhecimento desse aluno e como no trecho do livro Formação de Professores: um grande desafio de Maria Umbelina Caiafa Salgado: “A atual concepção de conhecimento–em que a metáfora da árvore é substituída pela metáfora da rede, relativizando a importância dos pré-requisitos e traçando múltiplos percursos alternativos de aprendizagem–implica não uma interdisciplinaridade “natural” ou automática, mas a construção dela, em função do profissional que se deseja formar, sendo necessário, neste caso também, prever tempos e espaços curriculares adequados para o trabalho interdisciplinar”.

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