Tecnologica na Educação
A escola tem
assumido o papel na educação dos alunos, já que atualmente as famílias têm
transportado tal responsabilidade para nós professores. Observa-se que o
“fracasso escolar” entre outros fatores é reflexo de tal situação. A falta de
estrutura familiar tem sido um dos mais difíceis problemas a serem enfrentados
dentro do espaço escolar.
Juan Ignacio
Pozo diz em seu texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter
informação em conhecimento, “Vivemos em
uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se
fracassa mais na tentativa de aprender”.
Nos últimos
dez anos, muita coisa mudou na escola, principalmente a forma de ensinar:
tem-se levado em consideração o conhecimento que o aluno traz consigo e
continuamente estamos preparando o nosso aluno para a sociedade da informação.
É muito importante que ele reconheça-se como cidadão e de seu papel diante da
sociedade em que estamos vivendo.
Diante deste
novo desafio, me coloco como mediadora do conhecimento desse aluno e como no
trecho do livro Formação de Professores: um grande desafio de Maria Umbelina
Caiafa Salgado: “A atual concepção de conhecimento–em que a metáfora da árvore
é substituída pela metáfora da rede, relativizando a importância dos
pré-requisitos e traçando múltiplos percursos alternativos de aprendizagem–implica
não uma interdisciplinaridade “natural” ou automática, mas a construção dela,
em função do profissional que se deseja formar, sendo necessário, neste caso
também, prever tempos e espaços curriculares adequados para o trabalho
interdisciplinar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário